
O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Além de vacinas contra doenças transmitidas por animais, insetos etc. Lembrando que a prevenção é sempre importante.
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.
A Prefeitura de Paraibano, através da Secretaria Municipal de Saúde tem exercido essas ações de prevenção à saúde da população. Entre essas ações estão as campanhas de vacinação e prevenção a várias doenças.
Um dos trabalhos mais importantes é o da Atenção Básica, desenvolvido por meio da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, que com suas equipes tem conseguido importante serviço no setor da saúde em Paraibano.
Campanhas como da Pólio e Multivacinação, Campanha de vacinação contra a gripe H1N1, Campanha de prevenção à Dengue, Campanha de Vacinação Anti-Rábica (para evitar a Raiva doença transmitida pelo Cão e Gato), entre outras ações.
O município de Paraibano desenvolve um trabalho na prevenção a COVID-19 desde o início, desde palestras, atendimento e acompanhamento (monitoramento) das pessoas atingidas com o vírus. Realiza teste rápido entre outros procedimentos.
No programa Saúde do Trabalhador, oferta aos funcionários teste rápido de HIV, de Hepatite B e C, além de atualizar a carteira de vacinação e trabalho.
As mulheres e gestantes realizaram testes de COVID e atendidas, orientadas quanto ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, tem suas solicitações de exames de mamografias atendidas e encaminhadas para centro de maior porte nesse setor de saúde.
No final deste mês de outubro várias UBS e PSFs promoveram palestras e realizaram a Campanha Outubro Rosa que fechou com uma caminhada de sensibilização, nas ruas da cidade com a presença do prefeito de Paraibano Francisco Noleto, da secretária municipal de saúde de Paraibano, enfermeira Lucimar Sá e da coordenadora da atenção básica, enfermeira Francijany Revil, de enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde e população.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
Vacinas são seguras e eficazes.
A saúde no município tem conseguido bons resultados com profissionais comprometidos com o bem estar da população.